sábado, 6 de fevereiro de 2010

Praia [Parte 2] O que o sol causa !

SOL CAUSA ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE

A exposição excessiva e desprotegida aos raios solares não traz apenas riscos aumentados de câncer. O sol pode causar envelhecimento precoce da pele.

Segundo artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição solar traz alterações da pigmentação da pele, como manchas, pintas e sardas. A pele fica manchada, espessa e áspera.

Os danos à pele causados pelas radiações UVA e UVB do sol são progressivos e acumulativos, e atingem queratinócitos, melanócitos, vasos, fibras e glândulas, entre outros.

“Ao contrário do que muitos pensam, pele queimada não é sinal de saúde. O sol em excesso, ao longo dos anos, também pode causar queimaduras e envelhecimento precoce”, declara Carlos Eduardo Alves dos Santos, chefe da Seção de Dermatologia do Instituto Nacional de Câncer de Pele, em artigo publicado no site do instituto.

A pele também envelhece ‘naturalmente’, num processo governado pelo relógio biológico, com mudanças genéticas, químicas e hormonais. Já o fotoenvelhecimento agride a pele mais intensamente.

Outro artigo interessante da SBD fala que o envelhecimento pela idade “deixa a pele com textura lisa, homogênea e suave, com atrofia da epiderme e derme, menor número de manchas e discreta formação de rugas”. Já o fotoenvelhecimento deixa a superfície da cútis “áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas bem demarcadas”.

Como a exposição ao sol responde por 80% a 90% do envelhecimento da pele, vale a pena se proteger. Restrinja a exposição ao sol, especialmente entre 10h e 15h, utilize óculos escuros, protetor solar de FPS 15 ou maior, e chapéu. O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas.

Proteja-se. Até mesmo por motivos estéticos. Afinal, quanto mais pudermos fazer para chegar à melhor idade com a pele bem conservada, melhor

0 comentários:

Postar um comentário

 

Meninas Evangélicas Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template